:: a vida que vale a pena

janeiro 03, 2015



felicidade é: 'algo que você faça e queira que aquele momento dure sempre um pouco mais'.
quem o diz é um filósofo brasileiro, Clóvis de Barros, com a simplicidade das palavras açucaradas do lado de lá do oceano. o conceito é simples: estamos num momento de felicidade pura quando temos aquela sensação que naquele instante, naquele lugar, a vida é perfeita, que não queremos que nada mude, que nada aconteça mais, que aquele segundo não acabe. que naquele momento estamos a viver 'um instante de vida que vale a pena ser vivida'.

para mim, a lógica é que na vida, o que nos faz feliz é a soma desses pequenos momentos - porque sim, não é possível viver assim em contínuo. ora, temos então de viver não a lamentar a saudade, a falta, ou apenas a correr para que as coisas acabem - que acabe o dia de trabalho, que acabe aquele jantar chato, ou até que acabe a semana, para chegar ao sábado. merda para quem vive assim - tem de ser ao contrário, temos de procurar (lutar) pelas coisas que façam um dia valer a pena. pode ser só uma música que se partilha, uma foto, uma mensagem, um riso que se provocou, um café a correr, um jantar num sitio inesperado, ou apenas ficar num sofá, a olhar o tecto e a dizer coisas parvas ao lado de quem gostamos - desde que em cada momento desses, a vida faça sentido. e que por um segundo, não se queira que aquele momento acabe.

e não, não é optimismo ingénuo, é apenas estar atento, procurar, be prepared, porque estes momentos estão sempre por aí, espalhados, à espera que alguém os apanhe, seja no café da rua, num encontro inesperado, numa fotografia instagramada no minuto certo, no encontro que se marcou, nem que seja só para dar um abraço de 5 minutos, nem que para isso se tenha de andar km's. não ter estes pequenos momentos de felicidade é mais preguiça do que não oportunidade. é mais receio, do que falta de chances. é mais pensamento elaborado (e complicado), do que simplificar a vida. e claro, se pudermos ter alguém ao lado que nos dá momentos destes, então sim, sabemos que é ali o nosso lugar: quando se quer que aquela pessoa fique sempre um pouco mais..

1 comments

FOLLOWERS