:: more is less

outubro 22, 2010



no ultimo fim-de-semana, de visita a casa, encontrei uma caixa de cartas trocadas pelos meus pais nos seus anos de juventude. ainda com cheiro a pó, desfolhei algumas (com a devida autorização). o papel amarelado deu-lhe logo ao arranque o contexto histórico. as datas no inicio de cada carta confirmavam. os textos foram escritos à mão, ou em máquina, em vários locais, sempre referenciados, e na maioria das vezes com uma foto a preto e branco, datada e assinada nas costas. mas mais que o conteúdo, o que ficou ali marcado para a eternidade foi a dedicação de quem escreveu. porque tinha que se escrever, revelar as fotos, envelopar, deixar no marco, e esperar tantos dias, pela volta do correio..

hoje não é assim. a comunicação é mais directa, é automática, rápida e instantânea. mas também mais preguiçosa, menos sentida e menos pensada. manda-se um sms, escreve-se na wall, twitta-se.. e já está. tipo sopa no micro-ondas. mas dedicação? pensar no que se escreve? re-escrever no papel até acertar no texto certo, vezes sem conta? não, a luta hoje é mais simples: temos poucos caracteres. 140, nem mais. toma lá, que já me lembrei de ti hoje!!


but more.. is less.
é que assim passamos os dias a achar que comunicamos muito, que estamos sempre ligados e que sabemos de todos os nossos amigos, likes e seguidores.. pura ilusão.
como tudo o que é instantâneo, os posts passam, as sms são apagadas, os links desaparecem. e ficamos no fim com um vago registo do que se passou. até os milhares de fotos que temos - a nossa memória visual -, já só estão no disco, e não no álbum..

tenho saudades de escrever cartas, de esperar por uma resposta, por um postal de longe. de saber a simples morada - a real, não a electrónica - dos meus amigos. este natal vou escrever a todos os que realmente contam. falar de mim, sem limite de caracteres (com a minha letra horrível, para que tenham de se esforçar a ler), enviar uma foto assinada e um abraço escrito.
é um presente. não para eles, mas para mim.

soud track/ eels/ guest list

0 comments

FOLLOWERS