:: obrigado. palavra absolutamente necessária.

novembro 26, 2010


' o expresso faz hoje 2000 semanas. Obrigado por fazer parte delas.'*
mais que uma frase publicitária, vejo aqui um sinal geracional, uma questão de estilo, de forma de encarar a vida e as outras pessoas. tenho a sorte de trabalhar, num dos meus desígnios, com uma lenda do golf, um senhor em todos os sentidos da palavra. pois, esse senhor, da humildade dos seus 80 anos, todos os dias, quando saio a porta tem o cuidado - simples, mas rigoroso -, de me dizer: Obrigado. noutro dos meus trabalhos, o senhor Reitor, tem o cuidado no fim de todas as apresentações que faço, de me dar os parabéns ou agradecer o meu trabalho.

em qualquer um dos casos fico sempre um pouco atónito, porque no fundo quem tinha de agradecer (e agradeço) o tempo que me dispensam sou eu, ainda um mero aprendiz ao pé de qualquer um dos referidos. ora, este obrigado, é sincero, puro, de quem acha que as pessoas são mais que simples números, competências ou funções. como acredito que o Obrigado do Expresso é mais que uma mensagem comercial, mas um Obrigado sincero do jornal mais carismático da praça. 

Obrigado é uma palavra absolutamente necessária e a precisar de uma recuperação urgente. as novas gerações só pensam nos seus direitos adquiridos, nas suas brilhantes competências (acham eles) e de forma arrogante acham que nunca tem de agradecer, mas sim de exigir. gerações parvas, obviamente. arrepia-me os sentidos sempre que um estagiário me entra pela porta com a pose de quem acha que já sabe tudo, ou quando um fornecedor fica empertigado sempre que lhe digo não ou talvez.. como se ambos me fizessem um favor por estar ali.

da esfera profissional para a esfera pessoal a transição é directa. cada vez se agradece menos, quer por palavras, quer por actos. as pessoas acham-se todas muito importantes e que não tem de agradecer, ou ser simpáticas, ou corresponder no diálogo. mais do que falhas geracionais, é mais um falha de auto-confiança. que leva a que tanta gente ache que agradecer ou ser simpático é uma fraqueza e não uma força. por mim, sempre que é devido a alguém, agradeço. com um sorriso bem sincero, agarrado à palavra: Obrigado!


* frase publicitária no saco do Expresso edição 2000.

0 comments

FOLLOWERS