:: yo-yo

dezembro 23, 2008

o que é a pós-linearidade?
quem o explica melhor é um português: Machado Pais, sociólogo e genial pensador, explica-o através da observação da trajectória do yo-yo. para ele a reversibilidade sistemática, os altos e baixos dos yo-yos da nossa vida representam, de uma forma simples, aquilo que são os novos princípios da transitoriedade e aleatoriedade que marcam os percursos de hoje. os tempos de incerteza, as situações de impasse, e sobretudo, o princípio da reversebilidade dos processos fazem com que os conceitos de emprego/desemprego, activo/inactivo, casado/descasado constituam uma realidade social intermitente.
a incerteza transformou-se na grande marca de uma nova era, onde o princípio da reversebilidade sistemática se passou a aplicar a um conjunto muito vasto de aspectos da nossa vida até então considerados imutáveis ou com percursos previsíveis.
neste novo quadro social assistimos a mudanças em quase todos os quadrantes da sociedade, o que nos assusta. mas será que deixando de haver o curso para a vida, o emprego para a vida, o casamento para a vida, não se abrirá um caminho novo que, ao invés do incerto, nos mostra uma nova forma de vida?'

' texto de Carlos Coelho, 'criador de marcas', um dos gurus com que ainda hei-de trabalhar. na LAmag, novembro 2008

0 comments

FOLLOWERS