:: anti-retro
novembro 16, 2010
a onda retro-memory anda-me a cansar um pouco: esta coisa de simples busca nos arquivos antigos do que foi engraçado num determinado momento do passado, e rebobinar todos os dias a relembrar com grande nostalgia já é um pouco esgotante (começou na rádio, entre cromos e canções do outro tempo, agora até já vai no facebook). uma vez por outra tem piada ouvir o avô das bombocas, a rua de sésamo, os óculos e mini-saias dos anos 70. giro, engraçado qb. mas todos os dias, em todo o lado? enough is enough..
prefiro o sentido estético de revisitação da coisa, em co-re-criação, modelação, reconstrução.. sempre com uma forte componente de criatividade desconstrutiva associada. beber no passado talvez, mas dar-lhe sempre uma nova roupagem/imagem/som num espírito de contemporaneidade. a simples cópia, ou reprodução diz-me pouco. ou pelo menos diz-me poucas vezes.
ps: o anuncio acima (citroen) podia ser brutal exemplo, não fossem as vozes falsas e sobrepostas às originais que nada tem a ver com a mensagem. re-inventar o passado sim. desrespeitá-lo já me parece contraproducente.
0 comments