:: no reservations

novembro 11, 2010



ainda em cabo mood, outro programa que me faz sentar no sofá. 
vá, é mais sentar no chão, colado às imagens a babar-me.. 
no reservations é um programa sobre culinária e cozinheiros, mas não nos ensina receitas, truques ou afins. basicamente, um famoso chefe - anthony bourdain - fartou-se de receitas, pratos finos e afins e resolveu procurar as origens da coisa: corre mundo à procura das comidas mais tradicionais, antigas e resistentes. 

das Caraíbas aos 'Azores', de New Jersey à Sardenha, o objectivo não é conhecer chef's ou restaurantes. noutra perspectiva, passa mesmo por interagir com as pessoas da terra, entrar-lhes dentro da casa e descobrir as receitas mais puramente intocáveis. descobrir as suas razões e origens, o que dá ainda um gosto mais profundo ao acto de comer e saborear.
puro prazer gourmet, sem tiques de pseudo-chique-alternativo. puro, como o pão quente que a minha avó me trazia do forno antigo, logo pela manhã.. (já estou a babar..)

o excerto acima é mais uma memória - e saudade - do que uma descoberta. tal como no filme, também lá por casa se amassava na velha bacia de madeira, benzia-se o pão, deixava-se no forno com a lenha em fogo.. e a frase final é mais do que certa: "o sabor é especial, muda, quando se faz o pão com as nossas mãos". como em tudo, aliás..

ps: acho que era capaz de passar umas férias só a fazer isto.
ou, a hipótese mais real, correr para a cozinha, e experimentar uma data de novas ideias..

0 comments

FOLLOWERS