:: os entendidos

novembro 01, 2010


entendido. def.:/ pessoa que tem conhecimento de determinada matéria; conhecedor; perito.


dão-me uma certa graça, 'os entendidos'. agrupo aqui as pessoas que por moda, ou por convicção, ou seja lá pelo que for, decidiram que hão-de perceber muito de qualquer coisa: vinhos, cinema, música, moda, política, literatura.. whatever. o que me faz rir deles, não é o que (supostamente) percebem: é a forma como sentem a necessidade de exibirem esse conhecimento. confesso que para mim, não passam de formas de estragarem o prazer das pequenas coisas da vida, especialmente quando me tentam impor esse conhecimento, sem eu ter perguntado sequer. no fundo, acho que essa 'categoria' de pessoas acaba por deixar de conseguir perceber o que está a apreciar. com tanta busca de tecnicidade, perdem o essencial. simplifiquem..

entendido só quero ser na minha(s) profissão(ões). já me chega. quanto ao resto basta-me saber o suficiente para poder fazer a melhor opção - ou a mais próxima. quero lá saber se as castas são francesas ou americanas, se devia estar a 15º ou 18º. a mim chega-me olhar para a cor e perceber o que ali vem, saborear, sentir o prazer do sabor mais ou menos frutado, e saber o suficiente para ter uma conversa interessante de 5 minutos sobre o assunto. tudo o resto já é informação a mais. que eu dispenso. ignorante? talvez. ou um apreciador da vida simples.

'foto nas caves cálem: onde um casal de 'entendidos' me fez rir despregado com a imbecilidade das perguntas 'técnicas'.

0 comments

FOLLOWERS