:: maresia

março 13, 2012



maresia: le odeur de la mer

gosto de vilas piscatórias. daquelas verdadeiras, que ainda tem barcos e pescadores, que ainda se cheira a maresia e a peixe fresco. em que as gaivotas acordam o dia. dessas vilas em que o mar está sempre perto: na paisagem, nas conversas, no trabalho e no prazer. quando preciso de descanso, do puro, uma vila piscatória é o meu paraíso, especialmente nestes invernos quentes. que tenha praias desertas, ruas semi-vazias, um silêncio sepulcral e paisagens a toda a vista, por entre estradas de terra e escarpas sobre o mar. das que se fica com o gosto do sal na pele e com aquele ardor nos olhos, do brilho do sol reflectido no oceano.

porque depois de mergulhado em agendas, computadores, imaquinas de todo o tipo, telemóveis a rodos, pressões, pressas e apressados, nada sabe melhor que parar. literalmente. desligar o botão, deixar o corpo em auto-gestão: viver ao ritmo do sol, ao som das ondas, desfrutar a comida, a leitura, a companhia. sem urgências, sem horários. caminhar. pôr os sentidos em ordem.

gosto particularmente de uma dessas vilas, em que posso acordar em cima do porto, a ouvir os barcos de pesca a sair de manhã, lentamente, quase veludo a deslizar na água. nesta vila tem-se ainda o prazer absoluto - e geograficamente único - de ver, no mesmo mar, o nascer e o pôr do sol..
já me cheira a maresia, e ainda nem saí da sala.

1 comments

  1. Gosto,gosto mesmo. Faz-me bem, faz-me sonhar e viajar nos meus pensamentos. Thanks!

    ResponderEliminar

FOLLOWERS