:: seja leve.. e sexy

agosto 01, 2012



queria escrever no bilhete de aniversário duas palavrinhas apenas. ao invés de um “feliz aniversário” e “tudo de bom” ou “de lindo”. procurei fundo no meu imaginário um binômio-guia.

um dos primeiros? “Doçura e força”.
raro encontrar gente doce e forte.
quer dizer, a doçura tende mormente para certa lassidão, isto é, difícil ver gestos docemente agressivos, brigadeiros de aço, um barquinho de papel assobiando no mar.. maus exemplos. outro: ninguém diz “eu te amo” com quase raiva. melhor: ninguém dá um carinho sem sorrir.
pelo contrário a força resvala – ou é resvalada – muitas vezes por incerta brutalidade. como se o forte aguentasse qualquer coisa – que de fato aguenta, mas aguentar não significa sair incólume.

depois sobreveio-me: “Pragmatismo e mistério”.
lendo agora, parece que pragmatismo é uma variação da “força” e “mistério” uma tatuagem na coxa da doçura. é que pragmatismo pode destituir a “força” daquela preocupação da falta de medida.
 pragmatismo me parece certa dosagem da força, o mínimo da Escala Richter. e mistério. bem, mistério não tenho a menor dúvida: é doçura!

então, depois do abraço e o presente, tinha escrito: “Seja leve e sexy”.
.. ainda agora acho infalível.
leveza pode reunir tudo: doçura, força, pragmatismo e mistério. e, então, voilá: “sexy”.
porque já Rubem Braga avisou que tudo é encantador: o passarinho, o homem no mar, a moça na janela. não existe nada ordinário no vasto mundo, senão, quiçá, os olhos de quem vê. assim, nada custa ao passarinho cantar, o homem furar ondas e a moça existir.
dar um empurrãozinho no olhar. desejar o desejo.. mas ter a leveza de não se importar, esquecer e sem querer, assim, de leve.. ser sexy.

porque sex appeal é aquilo que, ou você tem, ou não tem. não se aprende.. se nasce.



ps: se conseguir rir e entender ou explicar, está de bom tamanho o texto. é que toda a convicção pode ser defendida com um sorriso e alguma dúvida. assim, feliz aniversário: “Bom-humor e inteligência” pra você. '
´roubado descaradamente ao ora bossa..

2 comments

  1. Engraçado... Doce e forte não me parece assim tão "incompatível".

    ResponderEliminar
  2. Adorei!

    Parece-me que nenhuma das soluções estaria de todo mal, mas, talvez porque à 3.ª é de vez, como se diz por aí... o "seja leve... e sexy" resume (quase) tudo, por isso vou tentar não me esquecer desta recomendação até que ela se entranhe na minha forma de levar a vida :)

    Continuação de uma boa semana!
    cumprimentos insulares :)
    açoriana

    ResponderEliminar

FOLLOWERS