:: já dançou hoje?

março 21, 2013



"durante 20 anos, um estudo no Reino Unido envolveu pessoas com mais de 75 anos de idade e observou a influência da prática de actividades cognitivas e físicas na luta contra a demência. os resultados são engraçados: dançar frequentemente, além de ajudar fisicamente - queimando calorias e exercitando o corpo - tem efeitos sobre o cérebro, aumentando a agilidade mental e reduzindo o risco de demência em 76%!

estimular a inteligência e o raciocínio assegura uma agilidade mental saudável, o que em qualquer idade passa por estimular o próprio cérebro com coisas novas e diferentes, que nos obrigam a pensar de forma criativa e “fora da caixa”. se o cérebro estiver habituado a lidar sempre com as mesmas coisas, sempre da mesma fora, não é suficientemente estimulado e torna-se cada vez mais fraco. é aí que doenças relacionadas com demência podem facilmente instalar-se.
ao aumentar a nossa reserva cognitiva, reduzimos significativamente o risco de sofrer de uma doença como Alzheimer. e é precisamente aqui que a dança se destaca: por ser uma actividade que requer decisões rápidas e constantes, a sua acção sobre o cérebro é extremamente positiva. a dança pode tornar-nos mais inteligentes, mais rápidos a pensar e a conseguir soluções criativas.

para potenciar ainda mais os efeitos da dança sobre o cérebro, o estudo indicou que devemos optar por aprender diferentes estilos de dança (quanto mais exigentes, melhor!), improvisar sempre que possível (ao invés de cingir-se a passos coreografados), e se dançar a dois, trocar de parceiro de dança as vezes que puder… para manter a actividade interessante e o cérebro activo!"

só na dança? 
aposto como os resultados são iguais aplicando o último parágrafo no nosso trabalho!
ou na a vida em geral..  :p

1 comments

FOLLOWERS