:: porque estou sozinha?

junho 06, 2013



com a idade, na cabeça das mulheres sozinhas (solteiras ou separadas),
 surge sempre uma pergunta traiçoeira, tipo auto-veneno: porque estou sozinha?..
a coisa não é vista como um desafio, mas como auto-destruição: é porque não sou interessante, é porque fiz sempre escolhas erradas, é porque ninguém me atura - e mais um rol de frases feitas que apenas levam a auto-estima ao charco. 
pior é o passo seguinte:  porque não encontro ninguém? e lá vêm mais um numero chato de repetições monótonas: porque há menos homens que mulheres, porque os bons estão todos casados, porque os interessantes nunca estão disponíveis, porque os que me envolvo são todos idiotas, porque os que me apaixono nem olham para mim. o que leva à "the million-dollar question": e como é que eu conheço homens com esta idade?

ponto prévio: estarem sozinhas não é defeito!
para todos os homens solteiros, é uma bênção até!! a questão reside em saber viver com essa "solidão":  saber estar sozinho é uma virtude. e uma atitude. implica autonomia, capacidade de auto-valorização, e - o santo graal - uma grande capacidade de gestão do tempo e das pessoas: especialmente quando estamos sozinhos, temos de saber gerir muito bem os tempos de quem nos rodeia. labelizar os nossos amigos, perceber os seus tempos e como encaixam na nossa agenda. saber gerir as vontades, os perfis, e as motivações. esqueçam o all-in-one e percebam quem é a melhor companhia para cada momento. a coisa bem planeada nunca vos vai faltar amigos, programas e festas. e assim fica a resposta para "como é que eu conheço homens com esta idade?" simples, quanto mais agenda preencherem, maior a probabilidade de a coisa acontecer. sim, não procurem, ela vai acontecer. marcar jantares a dois com o vosso melhor amigo? errado!! façam o oposto: vão com ele à festa de anos do primo, ao jantar da empresa dele, ao concerto com as amigas dele. a probabilidade de se cruzarem com um amigo interesante e desconhecido é maior nestes momentos de "tribo". sim, a zona de conforto do jantar a dois é maior.. mas ninguém disse que a vida é fácil e sem riscos.

mas o mais importante, sejam vocês e o vosso brilho, estejam sozinhas ou acompanhadas.
gostem-se, arranjem-se, mimem-se. e entreguem-se. aproveitem estarem sozinhas, o que permite acima de tudo viver muito mais pessoas, mais sítios e mais experiências. apaixonem-se loucamente, não pensem demais, não questionem antes de tempo, não acelerem, mas também não atrasem. e estejam muito atentas: se a vida vos abre uma porta - e abre muitas - sejam curiosas, conheçam, descubram. vivam. o pior que pode acontecer é correr mal. mas pelo menos viveram. se correr bem, é o bingo da vossa vida. boa sorte então!
mal mesmo, estão as tantas mulheres (e homens) que, mesmo casadas ou juntas, questionam-se ao fim de cada dia: porque estou sozinha?

6 comments

  1. Por opção! Serve?
    Estar sozinha por opção não se enquadra em nada disso. Ok, não digo que não me tenha já passado pela cabeça essa ideia, mas por remotos nano-segundos e são mesmo pensamentos passageiros.
    Quando dispomos de um baralho completo de amigos no coração, família unida e feliz, no meu caso a falta de um terceiro (porque tenho um filho) elemento não é relevante

    Ultimamente tenho sido inundada com questões para as quais ainda não encontrei A resposta, não que não haja, mas por não a querer dar, porque as pessoas não têm O direito, muito menos algo a ver com o assunto, qualquer coisa do tipo 'então, há tanto tempo sozinha, quando refazes a tua vida e dás um mano ao teu filho, és tão nova...' isto sim massacra-me

    A ultima frase do seu post está qualquer coisa de fantástico

    ResponderEliminar
  2. Para muitas mulheres solteiras também pode ser uma benção... E, sim, a última frase é brilhante e o espelho de muitas pessoas.

    ResponderEliminar
  3. Acho brilhante que um homem dirija este texto ás mulheres, existe muita gente infeliz por não saber desfrutar da própria companhia, por medos sem fim: de ficar sozinha, de que ninguém me quer, da idade que esta a passar. Casamentos fachada, maternidades forçadas para fingir contos de fadas ou salvar castelos em ruínas. É a velha historia da grande mentira que nos contam desde sempre: a das meias laranjas. Temos que ser laranjas inteiras, cada um de nós. E ter calma e alguma abertura, porque existem pessoas interessantes e seguramente algum dia vamos cruzar com alguma dessas pessoas.

    ResponderEliminar
  4. Que sensação de "déjà-vu", ou melhor, "déjà-senti"... Mas é mesmo assim, aprende-se a estar, aceita-se e assume-se como uma atitude. Depois, quando se encontra de novo companhia até nos faz falta.

    ResponderEliminar
  5. Acho que por não me contentar com pouco, como em nada na vida.
    Cheguei à conclusão que a maioria da pessoas está sozinha por ter padrões mais elevados. E sem qualquer pretensiosismo.

    ResponderEliminar

FOLLOWERS