:: kiss, keep it simple stupid

dezembro 17, 2013


kiss - keep it simple stupid, é uma metodologia muito conhecida pelos engenheiros de software, o truque é partir um problema grande em vários pedaços, para assim os vários problemas pequenos, um de cada vez, até chegarem à solução global. o método também passou para a gestão. simplificando os processos, os problemas resolvem-se mais rapidamente. como as regras são mais flexíveis - feitas por pequenos compartimentos -, é mais fácil melhorar, modificar ou refazer. basicamente é como se tivéssemos um roupeiro com várias pequenas gavetas em vez de um gavetão enorme. é mais fácil arrumar uma pequena gaveta de cada vez, do que puxar o raio do gavetão pesado.

para implementar este método há vários passos a tomar: manter os nossos problemas divididos em pequenas classes; resolver um de cada vez; não ter medo de errar nos pequenos problemas - o que interessa é encontrar a grande solução;  e quando nos deparamos com "exigências" novas temos de ser maleáveis: assumir que elas já lá estavam, nós é que não as vimos, e re-ajustar o modelo.
no meio disto já não sei se estou a falar de engenharia, de gestão, ou da vida em geral. provavelmente de todos. mas, KISS - keep it simple stupid, não se deve traduzir à letra - "simplesmente estúpido"-, mas sim invertendo o sujeito: "estupidamente simples".. grande diferença. é que aqui o estúpido é o maior elogio e não um defeito. olhar o mundo de uma maneira "estupidamente simples" não é fácil. requer muita limpeza na cabecinha, muita auto-confiança, mas em simultâneo muita humildade - porque (truque da mente) para conseguir simplificar, temos de partir do principio que na maioria das vezes estamos a complicar desnecessariamente..

sempre ambicionei ter coisas estupidamente simples. coisas de tão boas e fáceis de viver, que dão aquele aperto no peito: que raiva, isto é tão irritantemente bom que não sei como não o percebi antes. quando encontramos alguém que encaixa na nossa vida de uma forma estupidamente simples ficamos ainda mais irritados. e porque não estamos acostumados, caímos na tentação de procurar problemas, quase desconfiados: isto não pode ser assim tão bom e tão fácil.. nah, aqui há truque.. só pode!! mas não há. tem a ver com entrega. e cumplicidade.
quando dás tudo que tens, a cabeça sossega - porque não há duvidas do que se quer. simples. quando sabes que lutas com todas as tuas forças para que corra bem, perdes o medo de errar - porque não há arrependimentos. simples. podes até não ter estofo, nem coragem, nem contexto que te permita chegar ao que queres, mas quando sabes que dás a cara à luta, sem medo de ires contra a parede, perdes o receio de arriscar. porque arriscas tudo ganhar. simples. quando tudo na outra pessoa se encaixa naturalmente, como se tivéssemos sido feitos no mesmo molde, mas partido em dois corpos separados, deixas de sentir a necessidade da procura. e aí, só aí, perdes a sensação de vazio - porque, cada vez que respiras, sabes que encontraste a parte que te completa neste mundo. simples. estupidamente simples. 

2 comments

  1. Este blog é estupidamente bom. Como é que não cheguei aqui antes?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20.12.13

    Estupidamente extraordinário!

    ResponderEliminar

FOLLOWERS