:: olhó fresquinho!!

outubro 05, 2010



numa época em que já vem tudo empacotado, etiquetado e calibrado, diferenciado por peso, sabor, tipo de calorias e de teor de sal, com o respectivo código de barras, começamos a ficar autómatos perfeitos (o woody allen lá sabia). cá por casa já se abastece a mercearia pela net: é simples, mais económico e não dá trabalho nenhum. a lista de compras já está guardada no ficheiro, é só clicar no que se já gastou, et voilá: os sacos são deixados direitinhos à porta de casa, na hora marcada.

mas no que toca aos frescos, a coisa já não corre assim tão bem. por isso, no ultimo sábado voltei a entrar num mercado para ir ao peixe, frutas e legumes! confesso que já não me lembrava do cheiro fresco de um mercado, nem do prazer de poder falar com alguém sobre o que comprava - em vez de com uma máquina que apita por cada produto que passa.
 

por entre bancas de peixe, legumes, queijos e pão, assaltaram-me as memórias dos sábados de manhã da minha infância, em que na pequena cidade ribatejana ia com a minha mãe ao mercado, passávamos pelo talho, pela loja da moda e pelo quiosque dos jornais. nesta era digitalizadamente monótona, é bom que se mantenham alguns hábitos que nos prendam ao real. por mim, sempre que possível, aos sábados, ali para os lados de alvalade,
com a ti' maria das frutas e a srª lurdes do peixe..

(com muito a ver, a música é dos real combo: uma versão mais pura-analógico-vinylica da coisa) 

0 comments

FOLLOWERS