:: a boneca Emilia

fevereiro 08, 2012


sítio do picapau amarelo:
Emília foi uma boneca feita por Tia Nastácia para a menina Narizinho.  nasceu muda e é curada pelo dr. Caramujo, que lhe receitou uma "pílula falante". Emília, então, desembesta a falar: "estou com um horrível gosto de sapo na boca!". Narizinho, preocupada, pediu ao "doutor" que a fizesse vomitar aquela pílula e engolir uma mais fraquinha.. mas, explicou Caramujo, aquilo era "fala recolhida", que não podia mais ficar "entalada".


Emilia é conhecida por volta e meia "abrir sua torneirinha de asneiras", principalmente quando quer explicar algo de difícil explicação ou justificar uma acção ou vontade. além de falar muito, também costuma trocar os nomes de coisas ou pessoas por versões com sonoridade semelhante. Emília é uma boneca de pano, bonita, recheada de macela. ela troca de vestido, é consertada ou é recheada novamente. sempre bonita. Narizinho também faz e refaz suas sobrancelhas, e seus olhos (que são de retrós e por isso arrebentam em choro, se Emília os arregala demais).

Emília começou uma feia boneca de pano, dessas que nas quitandas do interior custavam 200 réis. mas rapidamente evoluiu, e evoluiu cabritamente - cabritinho novo - aos pinotes. por ser uma boneca, embora evolua e vire gente, Emília pode cometer impunemente pecados infantis como birra, malcriação, egoísmo, teimosia e espertezas. diz o que pensa e quando leva bronca, finge que não é com ela. não teme nada, apronta todas e é cheia de vontades. "Emília é uma tirana sem coração. também é a criatura mais interesseira do mundo. Só pensa em si, na vidinha dela, nos brinquedos dela".

.. e assim, numa busca à recordação mais antiga de uma imagem feminina adorada, eu percebo o perfil do meu gosto: a atracção fatal pelo psicótico-egoísta, compensado pelas sardas doces no rosto, feito boneca, a necessidade de cuidar, os olhos com pestanas longas, a franja, o corpo esguio..
ah, Rei Édipo, partidas destas não se fazem!!!

2 comments

FOLLOWERS